Divulgue Sua Marca

Pesquisar no blog

sexta-feira, 16 de março de 2012

Hora do pesadelo: para que servem todos os conectores da fonte?

Hora do pesadelo: para que servem todos os conectores da fonte?

Muitos fios e pouca explicação? Saiba qual é a importância de cada um deles para que o seu computador funcione perfeitamente.


Uma das peças de maior importância em um computador é a fonte de alimentação. Ela é a responsável por converter a corrente alternada (AC), que chega à sua casa, em corrente contínua (DC), permitindo assim o perfeito funcionamento do seu PC.
Se você já abriu o seu computador, certamente deve ter localizado uma caixa grande, posicionada em um dos cantos do gabinete. A partir dela saem diversos cabos com conectores diferentes, cada um com a função específica de levar essa corrente contínua a uma nova peça. Você seria capaz de identificar para que serve cada um dos conectores?

20 + 4 ATX


O conector 20 + 4 ATX conta com 24 pinos, podendo ser divididos em dois (20 + 4) ou dispostos em uma peça única. Os sistemas antigos contavam com apenas 20 pinos, de forma que nos PCs mais novos as peças inteiras com 24 pinos são mais comuns. Ele é responsável por levar energia à placa-mãe.

4 + 4 EPS12V


As ATX 2.0 contam com um conector de 8 pinos, enquanto as ATX 1.3 e inferiores dispõem de um conector de 4 pinos. Na maioria dos casos, os 8 pinos são divididos em dois conectores, de forma a manter a compatibilidade com as versões anteriores.

6 pinos PCI Express


Os slots PCI Express 2.0 entregam 75 W, o que não é suficiente para algumas placas de vídeo funcionarem corretamente. Os conectores de 6 pinos dobram essa capacidade. Algumas placas de vídeo necessitam de dois deles para obter melhor desempenho.

6+2 PCI Express


Similar aos conectores 6 pinos PCI Express, o 6 +2 PCI Express consegue levar até 150 W de energia para as placas de vídeo. Como os dois pinos adicionais são separados, pode ser usado também em modelos mais antigos.

SATA power


Este conector é o responsável por levar energia ao disco rígido. Eles podem levar 3,3, 5 ou 12 V para as suas unidades. Se o fio laranja estiver ausente ou sem funcionamento (como acontece em alguns cabos de força mais antigos), você ficará limitado.

Molex peripheral


Usado para levar energia a drives do tipo IDE, este conector de 4 pinos foi padrão durante muitos anos, mas nas máquinas de hoje já não é mais utilizado.

Floppy drive


Você se lembra dos antigos disquetes? Para que os drives funcionassem, era preciso que um conector de floppy drive estivesse ligado a um deles. Embora esses dispositivos estejam completamente defasados, algumas fontes atuais ainda podem ser encontradas com esse tipo de cabo


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/conectores/20641-hora-do-pesadelo-para-que-servem-todos-os-conectores-da-fonte-.htm#ixzz1pHzZFx5v

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...